Doenças do coração somam mais de 280 mil mortes no país
De acordo com um relatório da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares, como infarto, AVC (derrame) e morte súbita, representam a causa de 30% dos óbitos no país. Apenas em 2023, a plataforma “Cardiômetro” da SBC registrou mais de 280.330 mortes relacionadas a essas enfermidades, oferecendo uma visualização em tempo real do impacto dessas condições.
Dentro desse conjunto de doenças cardíacas, o infarto representou a causa de internação de aproximadamente 70% de todos os pacientes em hospitais públicos e privados do país, registrando um aumento de mais de 150% nas internações por essa condição entre 2008 e 2022.
Parte desses percentuais pode estar ligada às negligências com os cuidados da saúde herdadas pelo período de isolamento da pandemia de Covid-19. Um estudo da Abramet (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) em colaboração com o SUS, mencionado no portal da SBC, revela que a pandemia de Covid-19 resultou em uma diminuição de 28,5% nos exames de dosagem de colesterol HDL em 2020 em comparação com 2019, indicando uma negligência crescente com a saúde.
Seguir as diretrizes do Ministério da Saúde, como adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente, manter um peso adequado, evitar o tabagismo e detectar fatores de risco precocemente, são medidas fundamentais para o êxito no diagnóstico e tratamento.