× A EMPRESA PRODUTOS ÉTICA E COMPLIANCE NOVIDADES ENTRE EM CONTATO

NOVIDADES

Diferença entre ecocardiograma e eletrocardiograma

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter feito um desses exames. Capazes de avaliar a saúde cardiovascular, eles são escolhas frequentes da maioria dos cardiologistas. Mas você sabe a diferença entre eles?

Também chamado de ECG, o eletrocardiograma é um exame de análise cardíaca que mede o ritmo cardíaco e os impulsos elétricos que estimulam o músculo cardíaco.

Um coração saudável em repouso mantém uma frequência cardíaca em torno de 60 a 90 batimentos por minuto. Com o eletrocardiograma é possível monitorar tanto a frequência quanto o ritmo e a intensidade dos batimentos.

Costuma ser recomendado como parte da rotina do check-up anual para homens e mulheres, geralmente a partir dos 35-40 anos.

Já o ecocardiograma se diferencia desde sua forma de captar as informações. Enquanto o ECG funciona baseado nos impulsos elétricos do coração, o ecocardiograma emite sons de alta frequência.

Esses sons, quando direcionados ao coração, sendo capaz de construir imagens nítidas e detalhadas de toda a estrutura cardíaca, como válvulas, câmaras, principais veias e artérias.

A principal diferença para o eletrocardiograma é que, enquanto este tem o foco principal nas funções do coração, como: frequência, ritmo e intensidade, o ecocardiograma é feito para avaliar a anatomia, a estrutura do coração e o que isso pode indicar.

Em geral, o ecocardiograma é realizado para investigar problemas cardíacos como sopros cardíacos, arritmias, tamanho do coração, potência e pós-infarto.

Enquanto o eletrocardiograma é usado para investigar problemas cardíacos como arritmia, pericardite, infarto e miocardite.

Voltar