× A EMPRESA PRODUTOS ÉTICA E COMPLIANCE NOVIDADES ENTRE EM CONTATO

NOVIDADES

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva.

No Brasil, a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns. Segundo o IBGE, estima-se que a cada mil recém-nascidos, três já nascem com perda auditiva.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva, hoje se comemora no Brasil o Dia de Prevenção e Combate à Surdez.

São várias as causas de perda auditiva e elas podem estar relacionadas à diversos fatores, como: genéticos, ambientais ou decorrentes do envelhecimento. Nas crianças, doenças infectocontagiosas, como meningite e rubéola, são potenciais desencadeadores da perda auditiva.

Além destes, estudos recentes elaborados em universidades ao redor do mundo também apontam outros fatores como a poluição sonora das ruas, ruídos intensos no trabalho e o som alto que sai dos fones de ouvido conectados aos aparelhos eletrônicos.

Cuidados simples podem prevenir perdas irreversíveis na nossa audição, como: evitar a exposição a sons altos por mais de 8h diárias, exigir o “teste da orelhinha” em crianças recém-nascidas, fazer audiometria (sob indicação de um otorrinolaringologista).

Voltar