Coração: precisa de cuidados em todas as fases da vida
Os cuidados com o coração não devem se restringir apenas aos idosos. Alguns problemas cardiológicos podem ser diagnosticados desde a gravidez. A cardiopatia congênita, por exemplo, que compreende um grupo de anormalidades no aparelho cardiocirculatório, se dá durante as oito primeiras semanas de gestação. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a doença afeta 29 mil crianças por ano.
Apesar de poder ser diagnosticada ainda na gravidez, é comum que aconteça a descoberta tardiamente, existindo casos em que as pessoas descubram apenas na fase adulta. Porém, diagnosticar a cardiopatia congênita precocemente é o fator principal para que a criança possa receber o atendimento correto e no tempo necessário.
Ao longo da vida: cuidados com o coração redobrados
Acima dos 40 anos, os cuidados precisam ser redobrados. Sempre é bom conversar com o cardiologista, realizar os exames preventivos e seguir estas dicas:
Evite o cigarro;
Pratique exercícios regularmente;
Controle a pressão arterial;
Evite estresse e tensão;
Reduza o consumo de açúcar;
Controle o colesterol.
A São Judas oferece produtos cardiológicos da marca Biotronik, líder em tecnologia médica cardio e endovascular. Quer saber mais? Acesse www.saojudasmm.com.br