× A EMPRESA PRODUTOS ÉTICA E COMPLIANCE NOVIDADES ENTRE EM CONTATO

NOVIDADES

Como o estresse pode afetar seu coração

Além do impacto negativo que o estresse gera à saúde, será que ele exerce também influência sobre o funcionamento do coração? A verdade é que o ritmo de vida acelerado, as pressões cotidianas e as preocupações constantes podem influenciar diretamente na saúde cardiovascular.

Quando experimentamos estresse, nosso cérebro interpreta a situação como ameaçadora, levando à liberação de várias substâncias químicas e hormônios, como adrenalina, cortisol e norepinefrina.

Esses hormônios atuam em conjunto no sistema cardiovascular, resultando na contração das artérias, elevação da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca.

A adrenalina, por exemplo, aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Esse aumento pode levar a um ataque cardíaco e, em casos extremos, pode ser fatal.

Outro hormônio, o cortisol, liberado durante momentos de estresse, também pode ter efeitos perigosos em pessoas com doenças cardiovasculares existentes.

É importante reconhecer que esses hormônios do estresse afetam a musculatura cardíaca, influenciando em suas contrações e relaxamentos. À medida em que o coração passa por esses ciclos repetidamente, a eficiência desse sistema diminui.

Então, ao persistir situações muito estressantes, melhor procurar ajuda médica.

Voltar